Telefone (91) 3201-3200

Segunda à Sexta 8h às 18h, Sábado 8h às 17h, Domingo e Feriados 8h às 12h
Av. Duque de Caxias, 1049 - Marco, Belém - Pará
Entregas em Belém e Região Metropolitana

Festival do Chocolate e Flor Pará serão realizados em abril de 2014 em Belém

Festival do Chocolate e Flor Pará serão realizados em abril de 2014 em Belém

A segunda edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e o Flor Pará 2014 serão realizados em Belém, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 3 a 6 de abril do próximo ano. A data foi fechada na primeira reunião preparativa dos eventos, que foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

Da reunião participaram os dirigentes da Sagri, que promove os dois eventos, seus assessores, e representantes da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa); da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac-PA); do Instituto Biofábrica de Cacau; da empresa Amazônia Cacau; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PA) e o diretor do Festival de Chocolate da Bahia e idealizador do festival Marcos Lessa.

As diretrizes começaram a ser acertadas e ficou decidido que os eventos estarão apoiados num tripé, que será chamado de “Tripé da Sedução”, visto que o foco será em chocolate, flores e jóias, sendo este último em parceria com o Pólo de Jóias São José Liberto.

Para o titular da Sagri, Hildegardo Nunes, a receita “da sedução” é imbatível. “Todos sabemos que presentes que envolvem esse tripé – chocolate, flores e jóias – são os que mais emocionam e dão satisfação a quem os recebe. Nosso intuito é que esses segmentos fiquem ainda mais valorizados com a ênfase que os eventos darão a eles”, disse o secretário.

Hildegardo também lembrou que além das exposições de produtos, o Festival do Chocolate e Flor Pará também investem em qualificação. “Vamos continuar com os cursos, workshops, oficinas e concursos que são também formas de mostrar ainda mais o potencial desses segmentos ao grande público que, por meio dessas qualificações, pode se preparar melhor para o mercado de trabalho”, enfatizou Hildegardo.

Os dois eventos também focam no setor turístico, numa forma de divulgar ainda mais o potencial do Pará nesse segmento. “Queremos ampliar ainda mais o potencial do Estado nas áreas de chocolate, flores e jóias. São segmentos muito ricos do Estado e que a sociedade precisa conhecer melhor”, avaliou o secretário.

O I Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia e o Flor Pará 2013 foram realizados em Belém, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 12 a 15 de setembro e receberam um público de 22 mil pessoas, movimentando cerca de R$ 10 milhões em negócios. A projeção para o ano de 2014 é que os eventos recebam um público bem maior e que o volume de negócios cresça ainda mais.

O estado do Pará é o segundo maior produtor de cacau do Brasil, e tem o município de Medicilândia como primeiro em produção de amêndoas do fruto. Outros municípios grandes produtores de cacau são Uruará, Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu, Placas, Tomé-açu, Tucumã, Pacajá e Novo Repartimento.A produção de cacau no Pará de 80% oriunda da agricultura familiar. Atualmente, 15 mil agricultores paraenses trabalham diretamente na produção de cacau. A meta da Sagri e seus parceiros é que, em dez anos, esse número chegue a 30 mil pessoas.

Dedé Mesquita – Ascom/Sagri

http://www.sagri.pa.gov.br/posts/view/449/festival_do_chocolate_e_flor_para_serao_realizados_em_abril_de_2014_em_belem